3 de outubro de 2012

Brasil, país de contrastes


    A população Brasileira está distribuída desigualmente entre as cinco regiões. Falamos que é um País de contrastes porque não se pode falar de cultura brasileira como um todo homogêneo, isso se deve a algumas regiões possuírem riquezas e oportunidades decorrentes da produção industrial, e outras regiões dependerem do Governo Federal. Mesmo que uma região economicamente rica possa não ter uma distribuição equilibrada de suas oportunidades e riquezas, sabemos que as maiores e mais prósperas Metrópoles Brasileiras produziram com a mesma força e maiores condições sociais. 
    O Brasil está em 70° lugar, entre os Países do mundo em relação ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). 
* O que são desigualdades regionais ?   Desigualdade regional é o fato de algumas regiões possuírem índices comparáveis aos índices de Países mais pobres do mundo, enquanto que outras se aproximam dos mais desenvolvidos.
     Existem vários indicadores em um País, tais como a educação, o analfabetismo funcional, urbanização, as regiões metropolitanas.
     O principal fato da educação, é que o analfabetismo se destaca em regiões mais pobres e tal índice é mais baixo em regiões mais favorecidas. Dentro do analfabetismo, tem-se o funcional como já havíamos falado, esse trata da dificuldade de uma pessoa de compreender um texto que ela consiga ler, e também se complicar em uma operação matemática. o percentual de analfabetismo funcional no campo é de 42,9 %, em áreas urbanas é de 17,8 %. Os indicadores de educação e saúde são sempre lembrados porque se um ou outro forem baixos, todos os demais se alteram. Assim são considerados a mancha nacional, principalmente a educação.
     O Brasil se transformou em urbano muito rápido, isso é o que diz os especialistas. Isso porque o nosso País passou por um dos maiores movimentos de urbanização registrados na época contemporânea. Em 25 anos a população predominante rural passou a ser urbana. Porém não tínhamos estrutura para suportar esse movimento. Isso trouxe algumas consequências como : o trânsito, a saúde e a educação precária, a moradia,  o saneamento e até mesmo a distribuição geográfica.
    As regiões metropolitanas são os grandes centros populacionais que formam uma cidade central e também cidades adjacentes. Forma-se uma única aglomeração urbana que faz com que os limites físicos desapareçam. 
     Além disso, as famílias brasileiras também se modificaram, pois as mulheres estão alcançado a igualdade, a taxa de fecundidade está diminuindo, o nível de escolaridade está aumentando, devido as mulheres que estão participando mais do mercado de trabalho e trazendo maior rendimento familiar.

(Adaptação de um texto elaborado pela professora de sociologia em sala)
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário