8 de outubro de 2012

Estrutura geológica, relevo e solos



    Primeiramente, sabemos que há diversos problemas com a estrutura geológica, relevo e solos do Brasil.  As alterações no regime hidrográfico, por exemplo, são provocadas por causa das ocupações populacionais que além de poluir rios causa o desmatamento. Assim, também, as enchentes na época de cheia são ocasionadas na ocupação das encostas, acelerando os processos erosivos e também  ocasionando desabamentos. Além da localização inadequada de depósitos de resíduos sólidos (o lixo) em solos com alta permeabilidade que leva à contaminação de superfície e da água subterrânea.
    As cidades vão se expandindo e incorporando mais espaço, derrubando a vegetação, poluindo o meio e contaminando as águas por inadequadas condições de saneamento ambiental, etc. Se tratando da ocupação humana nos relevos brasileiros, devemos destacar os condomínios irregulares de Brasília em Ceilândia e no varjão no lago norte, pois, se uma pessoa conhecer bem o meio físico e os processos que o envolve, essa pessoa irá tirar melhor proveito da terra no campo e na cidade.
    Estrutura geológica desempenha um importante papel na constituição do relevo e do solo, bem como apresenta significativa importância em paisagens naturais, pelas riquezas minerais a ela associada. Quanto mais elevada a altitude, maior será a probabilidade de ocorrem fenômenos tectônicos e vulcânicos no Brasil.  
    O relevo brasileiro caracteriza-se por possuir belos planaltos com planícies e depressões. Possui altitudes modestas e não há grandes incidências de altas cadeias nem mesmo depressões absolutas.
    Em  geral, os solos temperados são mais férteis (possuem muita matéria orgânica, o que mantem sua fertilidade natural) que os tropicais, pois estes são ácidos e possuem elevadas temperaturas e grande incidência de chuvas acentuadas, o que degrada o pouco de material orgânico que o compõe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário