19 de setembro de 2013

Ecologia

 
 

Ecossistema

é o resultado da interação entre os fatores abióticos de uma determinada comunidade com os fatores bióticos.

- Fatores bióticos: tem vida, ex: luz e água

-Fatores abióticos: não tem vida, ex: seres vivos

Os fatores bióticos e aabióticos estão intimamente ligados, pois há uma relação de dependência.

Nicho ecológico: é um conjunto de características que podem ser simbolizadas como o papel desempenhado pela população no ecossistema. Nele é incluido o habitat, necessidades alimentares, temperatura ideal para sobrevivência, as interações sociais entre as espécies e até o local para reprodução, ou seja, o nicho ecológico é tudo que é necessário para a sobrevevência de tal espécie, acrescentando sua própria função nesse sistema.

Nível trófico: é o nível de alimentação dos organismos.

                                Fonte de energia -> produtor -> consumidor -> decompositor


produtor: organismos autótrofos(fazem seu próprio alimento), capacidade de fazer fotossíntese. Ex: vegetais e algas.

Consumidores: organismos heterótrofos (não produzem seu próprio alimento). ex: animais

Decompositores: Organismos com capacidade de processar matéria orgânica em inorgânica, tornando-a reaproveitável.

Exemplo de cadéia alimentar e nível trófico:

1º nível: Planta

2º nível: garfanhoto que come a planta

3º nível: sapo que come o gafanhoto

4º nível: cobra que come o sapo

5º nível: gavião que come a cobra

Todos morrem e os fungos e bactérias fazem o papel de decompositores.

Pirâmides ecológicas

São representações da ecologia para demonstrar variações de número de indivíduos, biomassa ou energia.

Pirâmides de biomassa: retrata o peso e não os números(quantidade)
 


Obs: (a água não entra na biomassa)

Aquáticas: nelas temos os filoplâncton(micro-crustáceos) que são os produtores e os zooplântons(pequenas algas) que são os consumidores consumidores



Pirâmides de energia: A energia solar que é captada pelos produtores, vai se dividindo pelos consumidores, sendo em forma de calor nunca pode ser invertida. Ex: o produtor é uma planta fotossintetizante, quando o consumidor 1º consumir a planta, ele só absorverá parte dessa energia, e o consumidor 2º absorverá parte da energia do consumidor 1º e assim sucessivamente.
 
 


Ciclos Biogeoquímicos

  • Ciclo da água (H2O): A água dos rios, mares, lagos e solo evaporizam e o vapor da água, a medida que sobe na atmosfera, perde calor e dá origem às núvens. A água condensa-se e cai sobre a terra na forma de chuva, que passa a integrar novamente os rios, lagos e oceanos.A parte da água que se infiltra no solo passa a constituir o lençol freático.

  • Ciclo do carbono(CO2) e Ciclo do oxigênio(O2): eles formam a camada de ozônio, que faz a proteção contra os raios UV. O carbono é comum em todas as substâncias orgânicas. Seu acesso aos seres vivos se dá através do processo de fotossíntese, realizado pelos vegetais clorofiliados. Contudo, observa-se que nós seres humanos nos alimentamos de vegetal, que faz fotossíntese, ou de um animal, que comeu vegetal, que fez fotossíntese. Assim, nós metabolizamos carbono, que depois é excretado ou decomposto, podendo, dependendo do grau de decomposição, ser tranformada em conbustíveis fósseis.

  • Ciclo do nitrogênio(N2): O nitrogênio é um elemento química fundamental para nós seres vivos, pois ele entra na constituição de nossas proteínas, aminoácidos e outros. E apesar de termos uma grande reserva de nitrogênio a maioria dos seres vivos não podem utilizar ele em sua forma natural, isso acontece porque o nitrogênio encontrado no ar na forma de N2 é muito estável. Assim, os vegetais só podem usá-los sob a forma de amônia ou nitrato.

                                          Nitogênio -->amônia --> nitrito(tóxico)--> Nitrato

Desequilíbios ambientais


Um problema ecológico é o efeito estufa e o aquecimento global, portanto, vamos entender porque tudo isso acontece.


Há um acúmulo de gases provenientes da atividade industrial e do crescimento urbano, sendo o principal gás acumulado o dióxido de carbono(CO2), mas também o metano(CH4), o ozônio(N2O), entre outros. É preciso considerar que em condições normais, a presença desses gases fazem com que a temperatura da terra seja equilibrada (média 15 graus). O problema está no acúmulo dessas dubstâncias que gera o aquecimento global. O acúmulo desses gases forma uma barreira sobre a terra que funciona como o vidro de uma estufa: é transparente a luz visível, mas semiopaco a luz infravermelha, irradiada pela terra.

Relações ecológicas

 são as relações entre organismos de um ecossistema.

Relações ecológicas hamônicas:

Interespecíficas
  • Mutualismo: associação necessária à sobrevivência da duas espécies, em que ambas se beneficiam. Ex:líquens(algas e fungos)

  • Protocooperação: associação não-brigatória à sobrevivência, porém, as duas espécies se beneficiam. Ex: anêmona e bernardo-eremita


  • Comensalismo: associação em que uma das espécies se beneficiam, usando restos alimentares da outra, que não é prejudicial a nenhuma das duas. Ex: tubarão e rêmora.


  • Inquilinismo:Associação em que uma das espécies se fixa ou se abriga em outra, mas sem prejudicá-la. ex:bromélia e árvore.


Intra-específicas
  • Colônias: associação entre indivíduos da mesma espécie, que se mantém ligados entre si, formando uma unidade estrutural. ex:colônias de esponjas e corais.

  • Sociedades:associação de indivíduos da mesma espécie, não ligados anatomicamente, que se agrupam para divisão de trabalho, organizados, portanto, de modo cooperativo. Ex:formigas, cupins.


Relações ecológicas desarmônicas:
  • Competição interespecífica:relação de indivíduos de espécies diferentes, que concorrem pelos mesmos fatores do ambiente. ex:corujas, cobras e gaviões que atacam pequenos roedores.
       
  • Parasitismo:associação em que uma das espécies, geralmente a menor, vive sobre ou dentro da outra, alimentando-se dela, porém geralmente sem matá-la. ex:vermes parasitas
  • Predatismo:relação em que uma das espécies, a predadora, mata a outra para se alimentar. ex:carnívoros/herbívoros
  • Amensalismo:relação em que uma das espécies inibeo crescimento ou reprodução da outra. ex:fungos que liberam antibióticos no meio, inibindo o crescimento de bactérias.
  • Esclavagismo:associação em que uma das espécies se aproveita das atividades ou do trabalho da outra. ex:formigas escravizam outras de espécies diferentes para usá-las como operárias

Intraespecífica
  • competição intraespecífica: relação entre indivíduos da mesma espécie, que concorrem pelos mesmos fatores do ambiente, existentes em quantidade limitada.
  •                                                  Espero ter ajudado!!
                                                        OBRIGADA

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário